Ser diagnosticado com diabetes de qualquer tipo pode ser um momento desconhecido e potencialmente esmagador. Não só você está sendo convidado a compreender viver o resto de sua vida com uma doença grave, você também está sendo convidado a fazer um estilo de vida muito importante e a comer mudanças que podem ser frustrantes e tediosas no início. Em tudo, as questões mais urgentes em sua mente são muito prováveis, "Por que eu?" e "O que causou essa doença?" A verdade é que existem muitos mitos que circulam no conhecimento público sobre causas de diabetes, e você deve aproveitar o tempo para se educar sobre o que é fato e o que é ficção quando se trata dessa doença.
O primeiro mito que você deve colocar fora de sua cabeça sobre as causas do diabetes é que comer muito doces, doces ou simplesmente comer os tipos errados de alimentos pode levar a um diagnóstico. Ao comer esses alimentos pode apodrecer seus dentes, não há nada diretamente conectando-os com um diagnóstico diabético. No entanto, comer um excesso desses tipos de alimentos certamente pode levar a um diagnóstico de obesidade, e as pessoas obesas são muito mais suscetíveis ao desenvolvimento de diabetes causas.
O estresse é outro fator comum e incorretamente atribuído às causas do diabetes. Assim como com o consumo de doces, muito estrondo sozinho não é susceptível de lhe dar diabetes, no entanto, um estilo de vida excessivamente estressante pode fazer com que o corpo se ligue, como ocorre com a diabetes tipo 1, na qual a falta de células produtoras de insulina é destruída pelo organismo reação auto-imune. É importante notar, no entanto, que o estresse pode agravar a condição de uma pessoa já diagnosticada com diabetes. Uma infecção viral ou bacteriana, exposição a toxinas químicas que podem estar presentes nos alimentos, como pesticidas e em algumas pessoas, uma exposição ao leite de vaca como uma criança muito jovem foram encontrados como causas de diabetes tipo 1.
Uma das causas de diabetes que foram confirmadas por cientistas e médicos é a obesidade. O termo técnico para uma acumulação excessiva de gordura no corpo de um paciente, a obesidade é uma condição séria nos países americanos e alguns outros países ocidentais. As dietas que incluem muito açúcar processado, farinha branca, gordura saturada e óleo, e não fibra suficiente, vitaminas e gorduras insaturadas são propensas a criar obesidade. Como as células de gordura realmente resistem à insulina quando o corpo a produz, as pessoas que sofrem de obesidade são muito mais propensas a desenvolver diabetes tipo 2.